Consumismo e Revolução Industrial

17 de jun. de 2015

A Revolução Industrial representou o principal conjunto de mudanças que ocorreram na Europa durante o século XVIII e XIX. Ela foi dividida em 3 etapas : a primeira ocorreu entre os anos de 1760 e 1860 quando surgiram as primeiras máquinas como a de tear. Seguidamente temos a segunda fase , ocorrida entre 1860 e 1900, quando desenvolveram de forma aprimoradas suas invenções, por exemplo a utilização de energia elétrica, a locomotiva a vapor e o desenvolvimento do produto químico. Já na terceira (segundo filosofo está acontecendo agora séc.XX e XXI ) uma vez que ela representa os avanços tecnológicos, podemos citar, os celulares e os computadores.
O consumo passou a ser realizado com maior intensidade após a Revolução Industrial. Antes desse acontecimento, uma única pessoa realizava todo o trabalho de forma manufaturada. Após a Revolução Francesa, com a implementação das máquinas, a produtividade aumentou, gerando produtos com preços mais acessíveis às camadas populares.
Atualmente, as pessoas compram excessivamente como uma forma de auto afirmação, para melhorar o seu dia, ou seja , elas compram algo que não e realmente necessário, por compulsão ou como forma de escapa da realidade.
A mídia representa o principal veículo comunicativo de incentivo ao consumismo, passando uma imagem de felicidade quando se adquire produtos (que virou modinha). Ela influencia não só no ato de compra, mas também na forma de vestir nos hábitos comportamentais do consumidor.
O consumo, para muitas pessoas, é tido como uma saída de emergência, se se a pessoa está feliz, compra para comemorar, se está triste compra para se sentir melhor.No entanto, nem sempre quem se submete a esses luxos tem condição de bancá-los, tendo que trabalhar mais para pagar suas dívidas. Com o trabalho intenso, a pessoa se esgota mais rápido, o que a leva a compra ainda mais para compensar seu cansaço, iniciando assim um círculo vicioso.
Nos últimos tempos, o foco da publicidade tem sido cada vez mais as crianças, uma vez que elas são consumidores em formação e muito mais fáceis de se manipular.Dessa maneira a publicidade infantil não está voltada somente para produtos infantis, mas também para outros produtos como equipamentos eletroeletrônicos, domésticos, uma vez pequenos tem grande influencia na compra desses artigos pelos pais.
A Revolução Industrial foi a principal ”faísca” que impulsionou o consumo desenfreado, o qual causa sérios problemas psicológicos, como por exemplo a necessidade compulsiva de comprar.Além de problemas financeiros como o endividamento e de reforçara banalização do consumo, pois existe a necessidade impulsiva de trocar constantemente um produto recém adquirido por um lançamento divulgado na mídia.Tudo isso é reflexo de um consumo pouco e planejado sem moderação,talvez seja essa a mara registradora do consumidor contemporâneo.
- Ana Elise, Ana Paula, André e Nathália

9 comentários:

Unknown disse...

lixoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo, seus bostas

Luuan Oliveiira disse...

Como assim virou "modinha" em adquirir o produto ?

Unknown disse...

Que chatinho vocês, u.u

Unknown disse...

lefal

Unknown disse...

Adoreiii

Unknown disse...

legal

Carol disse...

Ótimo texto, parabéns

Unknown disse...

não entendi

hadassanaden disse...

Harrah's Cherokee Casino Resort selects gaming - KTNV
Harrah's Cherokee 천안 출장안마 Casino 포항 출장샵 Resort selects gaming and hotel 포항 출장샵 accommodations, food, entertainment, spa, and more. We 원주 출장샵 have five 대전광역 출장샵 restaurants

Postar um comentário